Entenda como fazer o gerenciamento financeiro de suas revendas de veículos

Há muitos processos que são importantes para fazer seu negócio crescer e render mais, um deles é o gerenciamento financeiro. Mas esse é um setor que se não for bem organizado pode causar aos empreendimentos muitos desafios, por isso, é necessário compreender como fazer esse planejamento de forma adequada, para assim aplicá-lo junto a ferramentas tecnológicas e conseguir alcançar a qualificação e sucesso.

O gerenciamento financeiro

Para começar é importante que você compreenda esses itens: como está o fluxo do caixa, como planejar corretamente investimentos futuros, lembrar sempre dos impostos e manter um fundo de reserva para possíveis ocasiões inesperadas. Assim seu gerenciamento será feito de forma satisfatória e irá agregar a seu estabelecimento, ainda mais falando do setor de vendas/revendas de veículos.

Para isso então, é necessário que o primeiro passo seja elaborar um bom planejamento financeiro pensando em como está agora e como quer estar no futuro, ou seja, anotar as metas e os objetivos de lucros e quais serão as ações tomadas para isso acontecer, além também dos riscos ou incertezas, cogitando de forma ampla tudo que pode ocorrer, para que não seja pego desprevenido e tenha surpresas.

Outro fator é estudar a concorrência direta, saber a base de preços dos concorrentes e os possíveis diferenciais para que você possa sobressair com seu estabelecimento de vendas/revendas de veículos. Assim você estabelece os preços dos automóveis de forma mais adequada e competitiva, podendo ainda fixar uma tabela de metas de vendas com base em dados concretos de todo esse mercado que pode atingir seu negócio.

Também se deve estar atento ao registro de entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa, porque ele é sem dúvidas o termômetro que mede a saúde financeira do seu negócio. Para isso monitore todas as receitas e despesas, perceba se as vendas estão cobrindo os gastos, para que então você visualize se a loja está conseguindo se manter dentro do planejamento.

Pois se as despesas estão excedendo as receitas, esse é o sinal de que é preciso cortar gastos ou aumentar a margem de lucro. Esse setor de vendas/revendas de veículos precisa ainda estar atento a Receita Federal e isso entra dentro do gerenciamento financeiro, devido aos impostos, por isso dispor de uma boa gestão financeira e tributária é essencial para se manter dentro dos conformes da lei.

Por fim, tenha um fundo de reserva, pois não se pode prever acontecimentos futuros. Já estamos realizando tudo isso para não passar por riscos, mas mesmo dispondo de um bom gerenciamento financeiro nenhuma empresa está isenta de passar por imprevistos, já que no mercado quem tem um negócio está sujeito a tudo. Por isso, uma das formas de se precaver é estar preparado com esse fundo de reserva.

Assim ele servirá de apoio para eventuais problemas e despesas extras, caso ocorram, principalmente quando se tratam de períodos como esses vividos em 2020, de crises e emergências, assim tendo esse fundo de reserva em uma conta bancária separada e todos os meses depositando um valor estipulado, não será necessário recorrer a empréstimos com juros altíssimos caso uma eventualidade aconteça.

E para que tudo isso seja feito de forma fácil e acessível é indicado que haja a adoção de um software para revenda de veículos que ajudará a otimizar o gerenciamento financeiro. Esse sistema permitirá a automação e integração de diversas atividades como a emissão e o armazenamento das notas fiscais e o lançamento de informações e suas análises.

Além claro de todos os registro das movimentações do empreendimento, mantendo um histórico organizado, backups de segurança e relatórios gerenciais que contribuirão para o processo de tomadas de decisão.

Agora você já sabe tudo sobre o gerenciamento financeiro que você pode aplicar na sua loja de revenda de veículos junto a um qualificado sistema para loja de carros. Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais informações como essas continuando a acessar o blog da ItCar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *