Como convencer o cliente a comprar o seu produto

Muitos empreendedores e vendedores têm dificuldade para lidar com a indecisão dos clientes. E pode até parecer impossível convencer um determinado cliente de que o produto oferecido é de boa qualidade e pode, sim, atender às necessidades dele.

Mas existe uma forma de escapar deste momento crítico. Não é necessário ter medo de perder a venda só porque o cliente não parece estar persuadido, o importante é saber conduzir a negociação de maneira assertiva.

E é por isso que preparamos algumas dicas que podem ajudar você a convencer os seus clientes a comprar o seu produto. Confira:

1. Ouça seu cliente com atenção

Quando estamos tentando convencer um cliente ou persuadir qualquer pessoa que seja, muitas vezes enquanto ela fala já estamos pensando no que iremos falar a seguir. Pare imediatamente de fazer isso. Quando você ouve de forma totalmente atenciosa uma pessoa, ela percebe o quanto você está interessado no que ela está dizendo e isso faz com que surja entre vocês uma confiança momentânea.

Além disso, somente ouvindo com atenção o que a pessoa está dizendo que você poderá interpretar de forma mais clara e correta quais as reais necessidades do seu cliente.

2. Prepare-se para enfrentar objeções

Ao ouvir com atenção seu cliente, pesque as objeções que ele apresenta para não realizar a compra. Sempre quando seu cliente apresentar uma opinião contrária ou algum motivo para não realizar a compra, utilize na sua frase seguinte a palavra “mas”. Ex: “Entendo que o preço é um pouco superior do que nosso concorre, mas…”.

Mostre que você entende e concorda com os argumentos de seu cliente, porém apresente um novo ponto de vista, de forma confiante e direta, sem menosprezar seus concorrentes e as objeções de seu cliente.

Tenha evidências, exemplos e fatos para sanar dúvidas e inseguranças de seus clientes: a maioria das objeções pode ser encarada como um “me convença um pouco mais”. O cliente sempre que interessado, irá testar o vendedor e ver se consegue alguma vantagem no momento da negociação e do fechamento.

3. Mostre Confiança no que está dizendo

Mostre que você realmente acredita no que está dizendo. Para isso, você de fato terá que acreditar nos seus próprios argumentos. As pessoas conseguem detectar facilmente um impostor. Comece a estudar melhor o seu mercado e os produtos concorrentes, somente assim você saberá quais reais diferenciais de seu produto. Acredite no potencial de seu produto de forma honesta e realista, assim você conseguirá transmitir a confiança e a verdade que quer passar ao cliente.

4. Utilize um processo de persuasão concreto

Pesquisas mostram que uma única palavra colocada no lugar certo e no momento certo da venda, pode levar o vendedor ao sucesso. Comece a estudar técnicas de persuasão como os grandes vendedores fazem.

Existem técnicas que são somadas aos gestos utilizados no momento da venda e até ao tom de voz. Tudo isso pode fazer com que o consumidor sinta uma proximidade e uma confiança maior em você.

Portanto, esquematize o seu processo de persuasão, sabendo o momento certo de quebrar as objeções e como apresentar seus argumentos de forma eficaz. A persuasão deve ser realizada de forma extremamente estratégica, como quando um soldado sai para a batalha já sabendo qual rumo seguir.

5. Vendedores profissionais entram na cabeça do cliente

A melhor forma de conseguir “vender uma ideia” é atrelando ela à vida do cliente. No exemplo do carro, o argumento de que a segurança que o carro poderá dar para a família do cliente, terá muito mais poder caso esse cliente tenha filhos.

Por isso, para ser um vendedor de sucesso é necessário fazer perguntas abertas a todo momento.

Perguntas abertas são perguntas que não podem ser respondidas com um “sim” ou um “não”. Em vez de perguntar se ele prefere um carro grande, pergunte qual o tamanho de sua família e qual é a rotina deles. Viagens, passeios distantes… etc

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e se preparar para fechar vendas!

itCar - Sistema para revendas de crrosItCar
Somos uma empresa de tecnologia voltada para o setor automobilístico com mais de 13 anos de experiência neste segmento.

1 thought on “Como convencer o cliente a comprar o seu produto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.