Qual é a melhor solução: Sistema local instalado ou Nuvem de armazenamento?

Desde alguns anos atrás, muitos empreendedores notaram que o controle da compra e venda de carros por meio de “cadernos antigos” ou “planilhas do Excel” não respondia mais às suas necessidades.   

 

qual-e-a-melhor-solucao-sistema-local-instalado-ou-nuvem-de-armazenamento
qual-e-a-melhor-solucao-sistema-local-instalado-ou-nuvem-de-armazenamento

Isso se deve por parte da crescente dificuldade da compra e venda de carros, e também porque alguns processos concluídos hoje não eram essenciais há 10 ou 15 anos.

Para entender mais sobre essa escolha entre Sistemas locais e Nuvem de armazenamento é só continuar a leitura desse artigo!

 

Atualmente, muitos revendedores perceberam que um bom pós-venda pode fazer um cliente comprar novamente em sua empresa. E quanto aos anúncios de veículos nos portais de nomeados on-line, que passaram nos jornais bons e ruins e hoje são encarregados de ​mais de 70% das vendas em várias lojas de revendas. Estes são somente dois dos variados exemplos que podemos dar de como as vendas de carros hoje em dia são muito diferentes daquelas de alguns anos atrás.

A primeira etapa na execução desses novos métodos com qualidade e rapidez é ter um software de revenda que te ajude nisso.

Com isso, surge uma pergunta de muitos empreendedores: “Seria melhor instalar um software para minha revenda ou na nuvem de arquivos?”

A seguir, apresentamos algumas vantagens e desvantagens de cada plataforma e depois um breve resumo no final para ajudar os empreendedores com essa dúvida.

 

Desktop ou Software Local:

 

Quando se trata do sistema de desktop, são os sistemas instalados no próprio computador da revenda. Desse modo, um dos computadores é selecionado e o sistema é imposto lá. Esse modelo foi amplamente utilizado nas décadas de 90 e no ano 2000, mas apresenta alguns defeitos, especialmente para pequenas empresas.

Um sistema desktop precisa que o backup das informações seja realizado localmente, ou seja, vai depender de algum funcionário da revenda para copiar do computador servidor para algum Pen-Drive ou HD externo. Já vimos muitos casos em que a revenda não tinha o backup adequando quando precisou e os motivos são diversos.

Os vendedores esqueceram de fazer backup ou ninguém sabia o que fazer e assim por diante. E na hora que você mais necessitou, a empresa nota que perdeu centenas e centenas de informações! E sim, isso realmente ocorreu em várias concessionárias de carros e, possivelmente, até em você que está lendo este conteúdo.

Outra desvantagem de possuir um sistema de desktop é a precisão de investir em infraestrutura, o essencial é que o servidor em que o software esteja instalado não seja usado para nenhum outro propósito. Portanto, já é necessário comprar um computador adicional para a loja, o que exigirá manutenção regular e se tornará outro custo para revenda.

 

Sistema na Nuvem: 

 

Sistemas da Web ou sistemas em nuvem são sistemas instalados em computadores no exterior da empresa. Em algum local, existe um computador conectado 24 horas por dia e é ali que o sistema é instalado, o que significa que nada está instalado na sua empresa. Você só pode acessar este outro computador pela Internet.

O único ponto negativo desse método é que, se a empresa não possui Internet, o sistema não pode ser acessado, mas existem muitos outros pontos positivos para quem escolhe um sistema Web. Dentre os pontos positivos, podemos enfatizar que os empreendedores não terão que se preocupar em atualizar o sistema ou fazer o backup novamente, porque a empresa que presta o serviço pode ser responsabilizada por isso.

Outra grande vantagem dos sistemas web é que o empresário e os funcionários podem acessar informações de qualquer computador que tenha Internet. Isso ajuda muito o acesso dos dados fora do ambiente corporativo. Para grande parte dos aplicativos da Web, o acesso também é acessível por dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Resumindo, os sistemas de desktop nos dias de hoje ainda podem ser usados ​​em segmentos bem característicos, como supermercados onde os caixas não podem ficar parados em momento algum. Porém, para a maioria das empresas, os sistemas Web trazem mais benefícios. Para o mercado de revenda de automóveis dedicado à maioria das pequenas e médias empresas e que não deseja gastar em infraestrutura, a opção mais adequada é um sistema da web.

 

itCar - Sistema para revendas de crros ItCar
Somos uma empresa de tecnologia voltada para o setor automobilístico com mais de 14 anos de experiência neste segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *