Como aumentar o giro de estoque na sua loja de veículos?

Como aumentar o giro de estoque na sua loja de veículos?

Saber controlar o estoque, as contas e as vendas de uma loja de veículos não é nada fácil! Os empreendedores precisam controlar a quantidade de veículos da loja, e para isso, é necessário manter um alto giro de estoque. Pois, se a empresa buscar o menor estoque, corre o risco de perder uma venda por falta de produto. E se buscar o maior estoque, os veículos correm risco de ficarem armazenados por muito tempo, sofrendo desvalorização e prejuízo.

Para equilibrar esses dois aspectos, um dos caminhos importantes é a utilização intensa da informação. A partir de históricos de vendas de produtos ou época do ano é possível obter uma aproximação dos estoques mínimos necessários para atender às demandas. Outro fator importante é o prazo de entrega dos fornecedores: quanto menores eles forem, menores também podem ser os estoques.

Preparamos algumas dicas rápidas que vão lhe ajudar a manter um alto giro de estoque na sua loja de veículos. Confira!

1a Dica: Faça um planejamento estratégico para as compras de sua loja

Planeje o estoque de sua loja, compre somente veículos que tenham alta procura ou que já foram encomendados por clientes. Isso fará com que os veículos não se tornem obsoletos, nem sofram danos com armazenagens inadequadas. Porque, carro parado é prejuízo, aborrecimento e desconforto. Portanto, fazer compras adequadamente é fundamental para minimização de perdas e potencialização dos lucros.

Outro fator importante que deve-se observar, são o prazo de entrega dos fornecedores: quanto menores eles forem, menores também podem ser os estoques.

2a Dica: Cadastre todos os veículos para ter controle do estoque

Cadastre os veículos classificando por sua importância de acordo com o giro, para que os lojistas tenham facilidade de encontrar os modelos que os clientes procuram e saibam quais são os carros existentes no estoque.

O controle eficiente do estoque é essencial para a empresa manter-se competitiva e cumprir adequadamente as suas atividades

3a Dica: Aposte nos softwares de gestão

Os avanços na área da informática nos levaram à excelência no desenvolvimento de softwares. Já não falamos mais no melhor programa, mas no melhor uso.

Por isso, utilize um software de gestão para cadastrar os modelos existentes na loja. Com os meios eletrônicos, se obtêm potencialização dos fluxos colocando a inteligência sistêmica a serviço do setor.

Com isso, pode ter certeza de que com o software de gestão de estoque, haverá melhora nas negociações com os clientes, e o aumento de vendas, garantindo assim, um alto giro de estoque.

4a  Dica: Treine os funcionários

É muito comum, principalmente quando se trata de um produto novo no mercado ou na empresa, que os vendedores não saibam explicar como ele funciona. Treine os funcionários para evitar que esses itens encalhem simplesmente porque ninguém sabe dizer direito quais são as novidades embutidas neles quando o cliente faz uma pergunta.

Pode ser vantajoso incentivar os vendedores por meio de comissões específicas e temporárias para produtos que não estejam saindo tanto.

5a Dica: Tenha controle sobre as compras e vendas de veículos

O mercado, nesse segmento, dá passos importantes para a profissionalização da gestão, que levará ao melhor controle dos estoques, não apenas com a programação das compras, mas com seu planejamento estratégico.

Analise quais são os produtos com maior saída, os que estão em baixa e os que estão em excesso no estoque, com isso, você terá mais controle sobre as compras e vendas de veículos.

Gostou das dicas? Então fiquem ligados, que ainda tem mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.