DICAS DE ORATÓRIA PARA VENDER MAIS

Durante uma negociação ou venda de um veículo, você compraria a ideia de quem fala com confiança ou de quem parece nervoso? 

Com certeza a pessoa que está confiante em sua fala passará mais segurança a você e tudo isso a ver com uma boa oratória.

Todos somos negociadores, ou vendedores e oradores. O que muda de um caso para o outro é o contexto. 

Um bom vendedor precisa falar bem, então vamos a 3 dicas rápidas:

1) Conheça o seu público e crie conexões

O fator mais importante para falar bem em público é ter total domínio do conteúdo sobre o qual você falará. Pode parecer simples, já que você conhece bem seu produto, mas é preciso lembrar que o seu objetivo é convencer o cliente a acreditar naquilo também. E, para isso, é fundamental entender que as pessoas não procuram o que você oferece em si, mas sim a resolução do problema que ela tem, como a procura de um carro mais econômico, ou confortável e até mesmo sendo seu primeiro veículo conquistado.

A grande questão é que você só será capaz de apresentar a melhor solução se, antes, souber qual é o real problema que seu cliente precisa resolver. É aqui que você vai criar uma conexão com o público e fazê-lo entender as vantagens da sua proposta. Por isso, estude o seu público e encontre os pontos em comum entre o que você oferece e o que ele precisa.

A boa performance da sua oratória começa na preparação de suas falas e argumentos.

2) Comunicação verbal e não verbal

Durante a conversa com seu cliente, lembre-se de manter um ritmo de fala educado e agradável. Falar muito rápido ou devagar pode transmitir insegurança e nervosismo, além de criar distrações fora do assunto que está sendo tratado.

Observe como está a sua postura corporal, qual é a emoção expressada em seu rosto, como estão os seus gestos e pernas.
Seu corpo todo está mostrando uma mensagem de autoconfiança ou de insegurança, nervosismo e até mesmo ansiedade.

Antes mesmo de você dizer a primeira palavra ao seu cliente, ele pode já estar interpretando a sua comunicação não verbal e tirando conclusões se deve, ou não, conectar-se a você. Isso vale para os dois lados. Se você prestar atenção na pessoa com quem está conversando, perceberá sinais que mostrarão se o bate-papo está indo por um rumo positivo ou negativo.

Respire com naturalidade e mantenha o foco, assim você terá concentração e segurança em sua fala.


3) Perguntas

Em algum momento durante a negociação ou venda, provavelmente surgirão perguntas sobre o veículo apresentado.

Tente imaginar e antecipar os possíveis questionamentos dos clientes e planeje as respostas que você daria a essas perguntas.

Por isso é fundamental saber tudo sobre o veículo que você está oferecendo. Mas caso não tenha nenhuma resposta para qualquer dúvida que apareça, não tente enrolar, seja sincero e mostre estar disposto a responder informando-se prontamente com quem possa ajudar.

Uma boa oratória para vendedores de veículos, tem o poder de te fazer ganhar muitos pontos durante uma negociação ou venda. Pode trazer diversas vantagens e boa reputação, assim como a possibilidade de aumentar o número de vendas de sua loja de veículos.

Além da oratória, algumas ações práticas podem contribuir com o crescimento de sua loja. Para saber como clique aqui e baixe gratuitamente o guia completo para o ter Sucesso na sua Revenda de Veículos.

ItCar
Somos uma empresa de tecnologia direcionada ao setor automobilístico com mais de 14 anos de experiência neste segmento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.