CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Quando você decide comprar ou vender um veículo, precisa ter precaução e também ter em mãos um bom contrato de compra e venda.

Esse documento será utilizado para estabelecer negociação a fim de vender um automóvel ou comprar um veículo usado. Organizando formalmente todas as informações que foram combinadas no processo de compra e venda.

Um exemplo comum é quando o veículo a ser adquirido possui dívidas como multas ou taxas obrigatórias que não foram pagas.
Com contrato, é possível negociar para que o antigo dono se comprometa a realizar o pagamento. Evitando assim futuros problemas.

Mas que tipo de negociação de Veículo pode ser utilizado o Contrato de Compra e Venda?

Para que o contrato aconteça, o primeiro ponto é existir duas pessoas em negociação garantindo a segurança do negócio para ambas as partes.

Ele pode ser utilizado em qualquer situação em que haja a compra ou venda de veículos. Quando a negociação é feita em revendas de veículos seminovos, o contrato de venda é lançado pela própria loja, onde serão estabelecidas as condições de pagamento e qualquer registro do veículo no nome do comprador.

Pontos importantes para não errar!

  • OBJETIVO
    Detalhe o veículo e suas condições. Principalmente quando se trata da negociação de carros usados;
  • PREÇO E FORMA DE PAGAMENTO
    Ponto importantíssimo no contrato de venda de veículos é indicar muito bem o valor do veículo e definir como o mesmo será pago e quais serão estas condições de pagamento. Além disso, também pode deixar registrado, a fim de evitar conflitos, como será resolvido caso haja atraso no pagamento. Estipule multas ou outras penalidades que forem necessárias para negociação;
  • RESPONSABILIDADE DO VENDEDOR
    Outro ponto muito importante no contrato de venda de veículos é estipular qual a responsabilidade do vendedor no caso de problemas ou danos do veículo;
  • PRAZOS PARA AVISOS
    O contrato traz garantias como estabelecer que o vendedor entregará o veículo estando responsável por quaisquer defeitos que ele venha a apresentar antes e no momento da entrega. Bem como posteriormente, no caso de garantias extras. Estabelecendo o prazo para que o comprador reclame de defeitos encontrados no veículo. Essa cláusula estará apoiada nas informações disponibilizadas pela vistoria do veículo, que é obrigatória para que seja feito o registro em nome do novo proprietário.
    Assim, será determinado o número de dias para que ele possa reclamar de defeitos que o veículo possa apresentar após a compra.
  • DOCUMENTOS
    Para a compra ou venda de carros novos, os documentos necessários do cliente são:
  1. RG e CPF (original e cópia);

2. Comprovante de endereço (original e cópia com, no máximo, três meses antes);

3. Cópia da nota fiscal do fabricante;

4. Nota fiscal original da revenda, emitida pela concessionária ou pelo fabricante;

5. Decalque do chassi;

6. Formulário do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), disponível no site do DETRAN de cada Estado;

7. Comprovantes de pagamento do primeiro registro e do emplacamento.


Tome nota!
Registros fotográficos, consulta de placa com data e hora, cópia do documento do veículo, cópia da CNH do comprador, perícia e também manter cópias dos contratos de compra e de venda dos veículos onde deixam claros todos os aspectos, responsabilidades e valores envolvidos na negociação.

Como você pode ver, as cláusulas que constam no contrato possibilitam que nenhuma das partes saia em desvantagem no acerto, ele tem valor legal e não deixa espaço para que nenhuma das partes negociantes tenha mais vantagens do que a outra. Hoje nós da ItCar Sistema para Revendas temos diversos modelos de contratos (compra/venda/consignação, entre outros) e também a opção deste contrato ser assinado de forma eletrônica/Digital.

EVITE ERROS, VENDA MAIS RÁPIDO E ECONOMIZE SEU DINHEIRO.

Trabalhamos com a melhor relação custo-benefício do mercado e sem fidelização!

Visite nosso site, conheça nosso sistema para Revendas de Veículos e agende uma demonstração com nossa equipe.

ItCar
Somos uma empresa de tecnologia direcionada ao setor automobilístico com mais de 14 anos de experiência neste segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.