Dicas de Marketing Digital: obtenha resultados

Você sabe quais métricas digitais são importantes para uma revenda de veículos? Analisar essa parte do seu negócio é fundamental para obter sucesso.

As métricas mais relevantes para analisar a performance de suas campanhas de marketing digital formam o funil digital, são CPM, CPC, CPL, CPA e ROI.

Existem outros indicadores, mas separamos as 4 principais métricas de marketing digital que você precisa analisar e poderá melhorar a gestão da sua revenda de veículos.

  1. O que é ROI?

ROI vem da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, que pode ser traduzido para “Retorno Sobre Investimento”. Trata-se de um indicador gerencial usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Ele pode ser positivo ou negativo. É indicado para situações de investimento em que existe uma correlação direta de entrada e saída. Se houver mais de uma entrada e mais de uma saída de recursos, os valores precisarão ser somados para permitir o cálculo da correlação.

Como calcular?
O cálculo é simples, você precisa dividir o retorno obtido pelos recursos e multiplicar por 100 (não existe variável tempo nesse cálculo).

Um exemplo para facilitar:
Imagine que revenda de carros investiu R$2.000 reais em uma campanha de Natal e a partir dela (campanha), obteve um retorno de R$35.000 reais.

ROI = 35.000/2.000 x 100 = 1750%. Ou seja, sua campanha retornou 1750% de lucro para a sua loja.

Fique ligado! Se os números forem negativos, você deve analisar outras métricas em conjunto para entender o que pode ser melhorar.

2. CPC

Esta sigla significa custo por clique, uma forma de cobrança de anúncios pagos na qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados. Significa que ao veicular campanhas pagas, cada clique em um link patrocinado gerará um custo para o seu negócio.

Também é uma métrica importante porque permite avaliar quais anúncios estão trazendo os melhores resultados em termos de taxa de clique.

Como o orçamento é gasto com base no número de cliques que um anúncio recebe, esse tipo de precificação é mais indicado e é mais fácil de controlar, até mesmo para leigos. Te ajudará a entender o interesse do público. Por isso, se você começou a anunciar agora, opte pelo CPC.

A fórmula:

CPC = custo total / número de cliques

3. Retenção do usuário em um site

Podemos definir retenção de clientes como o tempo em que o cliente interage com um conteúdo específico do seu site. Ideal para descobrir se o conteúdo que está produzindo, está sendo entregue de uma forma capaz de prender a atenção do cliente e também ajuda a descobrir se o conteúdo não foi relevante, evitando assim erros futuros.

Interagir com um site e passar mais tempo navegando pelas páginas não só aumenta a chance de conversão, como também é muito importante para os algoritmos do Google.

Plugins gratuitos como o Google Analytics podem ajudar a entender o comportamento do cliente dentro do seu site, saber em quais página mais navegam etc.

4. CPA

CPA no marketing digital é uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Aquisição”, ou seja, custo médio por venda ou transação. É um indicador direto e complexo para ser calculado, pois deve considerar todas as campanhas e não ações isoladas.

A fórmula:

CPA = Custo total das aquisições / aquisições

Entender os números do custo por aquisição de clientes ajuda sua revenda de veículos a traçar metas para vendas e definir qual valor ideal pata investir em suas próximas campanhas pagas.

Evite grandes prejuízos, até mesmo para imagem da sua revenda de veículos.

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