Estratégias para Capital de Giro Positivo

Este artigo trará dicas para você administrar o capital de sua revenda de veículos.

Capital de Giro é um recurso rápido de renovação (por dinheiro, créditos, estoques etc.) que representa o lucro líquido da operação disponível do negócio – o que entra e sai. É uma ferramenta fundamental para tomada de decisões, representa ciclo operacional de uma empresa, desde a aquisição do veículo até sua venda.

Como ter um bom capital de giro em sua revenda?

1. Planejamento Financeiro

Esse é o primeiro passo para montar e manter qualquer negócio. Projetar e documentar todos os investimentos é muito importante. Organizar essa parte, facilitará o gerenciamento do capital de giro da sua loja de veículos.

2. Negocie prazos

Para garantir um funcionamento saudável e não precisar correr para empréstimos, quando seu capital de giro é baixo, negociar os pagamentos com seus fornecedores pode ajudá-lo a manter sua revenda operando no verde.

Tenha sempre aqueles veículos que são chave para negócios e te garantirá um respiro necessário para sua loja monetizar novamente, assim aumento o ativo da empresa.

3. Acompanhe de perto

Tenha o controle exato do quanto entra de dinheiro por mês na sua loja.  Registrar todas as entradas é tão importante quando conferir e analisar as saídas. Considere recebíveis como comissões de vendas, aluguéis, venda de serviços agregados, entre outros.

Para mais dicas de negócios para sua Revenda de Veículos, baixe nosso e-book gratuito.

4. Redução de Gastos

Caso esteja difícil manter o capital de giro ideal, uma solução seja cortar algumas despesas. Reveja todos os custos como aluguel da loja, terceiros, equipamentos, luzes, água etc. Entenda o que está refletindo no fechamento das contas no final do mês.

5. Como Calcular

Para calcular o Capital de Giro de sua Revenda, você precisa somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e deduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). Confira a fórmula:

CGL = AC – PC. Em que “AC” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e ‘’PC’’ corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…)

Administrar o capital de giro do seu negócio significa é avaliar o atual momento, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por tomadas de decisões em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

6. Sistema de Gestão integrado

O ItCar é um sistema para lojas de veículos totalmente web que foi criado para facilitar a gestão das revendas de veículos.
Com o sistema ItCar você pode controlar seu estoque, cadastro e histórico de clientes, contas a pagar e a receber, empréstimos, fluxo de caixa, contratos de compra/venda, contrato de consignação, comissão de vendedores, diversos tipos de relatórios, armazenamento dos seus documentos digitalizados, emissão de NF-e entre outras funcionalidades que ajudarão no gerenciamento da sua revenda de veículos.

EVITE ERROS, VENDA MAIS RÁPIDO E ECONOMIZE SEU DINHEIRO.

Trabalhamos com a melhor relação custo-benefício do mercado e sem fidelização!

Somos uma empresa de tecnologia direcionada ao setor automobilístico com mais de 15 anos de experiência neste segmento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.