Dicas de Contrato de Consignação de Veículos

Contrato de Consignação de Veículos: conheça sobre essa prática

Está pensando em vender o seu veículo? A opção de consignar pode ser uma alternativa favorável nesse processo. Pois trata-se de uma troca de favores, onde todos saem ganhando: quem anuncia, quem vende e quem compra.

O contrato de consignação de veículos, é uma prática conhecida e oferece mais segurança para a pessoa física que deseja vender seu carro e para a loja que está adquirindo o veículo para revender. Essa é uma forma de negociação popular e assegurada pela legislação brasileira.

O que é?

É um contrato que garante os seus direitos e deveres, onde estará estipulada a parceria que irá acontecer: consignante + consignatário.

Neste contrato existe o proprietário do automóvel e a revenda/concessionária que receberá o carro. Neste documento estão todas as informações sobre a consignação, como:

  • formas de pagamento;
  • prazo da consignação;
  • valor para o proprietário do veículo;
  • encargos da concessionária e do proprietário;
  • informações do veículo, juntamente com o documento e todos os detalhes gerais;
  • detalhes do veículo: marca, placa, chassis, ano e cor;
  • valor de venda: é necessário que o consignante entre em um acordo com a consignatária sobre um valor de venda;
  • negociar o prazo da venda que é de 30 dias;
  • descrever o valor que a consignatária receberá sobre a venda concretizada. A média do mercado é de 5% a 7% do valor final da venda sem impostos;
  • informar caso o prazo da venda não seja alcançado, o veículo será devolvido ao consignante sem que seja devido qualquer comissão ou taxa;
  • analisarem as condições do veículo, acordar sobre possíveis reparos, caso exista;
  • deixar acordado se houver desistência durante o prazo de venda com qualquer uma das partes, a condição de pré-aviso a outra parte por escrito com antecedência de até o mínimo de 3 dias.

Vantagens

Ao consignar o seu carro com uma revenda, você tem a de contar com uma empresa referência quando o assunto é venda e compra de automóveis. Em outras palavras, o seu carro ficará exposto diariamente para diversos clientes.

Ao invés de procurar por possíveis compradores, na consignação você contará com a equipe já treinada para realizar a venda do seu automóvel e muitas vezes essa revenda acontece de forma rápida e simples.

Desta forma você não precisa se preocupar com anúncios, basta deixar o seu carro na e esperar pela venda.

Segurança

Mesmo com todos os benefícios da consignação, estamos falando em deixar o seu veículo sob a posse de terceiros. Por isso, é de extrema importância encontrar uma revenda de confiança para você consignar seu veículo de modo seguro, eliminando qualquer tipo de risco de negociar diretamente com um comprador.

E quando o assunto é segurança, a ItCar é especialista.

Com o sistema ItCar você pode controlar seu estoque, cadastro e histórico de clientes, contas a pagar e a receber, empréstimos, fluxo de caixa, contratos de compra/venda, contrato de consignação, comissão de vendedores, diversos tipos de relatórios, armazenamento dos seus documentos digitalizados, emissão de NF-e entre outras funcionalidades que ajudarão no gerenciamento da sua revenda de veículos.

EVITE ERROS, VENDA MAIS RÁPIDO E ECONOMIZE SEU DINHEIRO.

Trabalhamos com a melhor relação custo-benefício do mercado e sem fidelização!

Somos uma empresa de tecnologia direcionada ao setor automobilístico com mais de 15 anos de experiência neste segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.